Recruiter Vs. Sourcer?
Tendo trabalhado ao lado de profissionais brilhantes de Recrutamento, obtive experiência em entender as diferenças nesta área. Uma das mais intrigantes de todas é a compreensão dos perfis de Recruiter e Sourcer.
Há algumas pessoas que defendem a ideia de um Recrutador como o conhecedor, que trabalha com a equipe de contratação para definir uma descrição de cargo, negocia termos de contratação e mais importante, identifica os candidatos no início do processo seletivo.
Essa ideia de perfil, mais generalista, parece válida. Mas talvez apenas em pequenas ou médias empresas, que não exigem papéis estratégicos e volume de trabalho desafiador.
O Sourcer é a mão direita de um processo complexo, que exige inicialmente estratégia de marca empregadora, alto envolvimento dos candidatos, feedback contínuo e também entendimento das vagas solicitadas.
Na minha opinião, um não vive sem o outro!
Enquanto o Sourcer pode participar de eventos, construir um pipeline saudável e contribuir naturalmente para a construção de uma marca no mercado, o Recruiter tem em seu papel a responsabilidade de influenciar decisões e liberdade de reinventar o processo seletivo.
Esta parceria representa para mim o verdadeiro valor de uma equipe de recrutamento mais colaborativa e produtiva.
Podemos dividir papéis, sem afetar a essência e finalidade da seleção, visando uma melhor experiência do candidato e entrega de grandes resultados para as nossas empresas.